Leandro Silva

Leandro Silva

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Grande açude será construído no sertão de Crateús

Um grande açude será construído no Sertão de Crateús, uma das regiões mais secas do estado do Ceará, a aproximadamente 350 quilômetros de Fortaleza. O projeto é do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs), com investimento de mais de R$ 300 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em 30 de setembro será lançado o edital de licitação e apresentação das propostas para a execução da obra, anunciou ao Diário do Nordeste Online o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto. De acordo com o dirigente, a obra dve começar ainda este ano, no início de dezembro.
Expectativa para a região
A barragem, de nome Fronteiras, deve ter capacidade para armazenar até 570 milhões de metros cúbicos, segundo o Dnocs. O projeto é aguardado com expectativa pelos moradores da região e pela classe política do Ceará. O prazo para conclusão da obra está estimado em três anos.
Após a conclusão das obras, diz Elias, a água armazenada deve reforçar o abastecimento humano em Crateús e municípios vizinhos. Outras atividades socioeconômicas também devem ser desenvolvidas na barragem - como a criação de peixes e a agricultura.
"Teremos uma garantia hídrica para a região e queremos promover a fruticultura irrigada e a piscicultura, tão presente nas grandes barragens do Ceará", enfatiza Elias.
Prazo pode ser reduzido
Elias acredita que o prazo de três anos possa ser reduzido a dois anos e meio, por conta a uma tecnologia, conhecida como Concreto Compacto a Rolo, a ser usada na construção do reservatório.
"O Concreto Compacto a Rolo permite uma otimização do tempo, sendo possível a construção da barragem mesmo no período do inverno. Ela foi
usada na construção do (açude) Castanhão (em Alto Santo) e os resultados são positivos.", explica o diretor.

Além da redução de tempo na construção, essa tecnologia evita rachaduras na barragem e permite uma maior conservação do reservatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário