Leandro Silva

Leandro Silva

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SERTÃO CENTRAL - Câmara de Quixadá deverá aumentar para 17 vereadores

 
Câmara de Quixadá deverá aumentar para 17 vereadoresAtualmente são 10 vereadores com assento na Câmara Municipal de Quixadá, porém esse número deverá subir para 17 parlamentares.
O presidente daquela casa legislativa, Vereador Cleber Júnior (PT), em entrevista ontem , dia 15, para a Rádio Monólitos disse que levará a discussão ao plenário da câmara, porém irá trabalhar para que o número possa aumentar.
Segundo o presidente, Quixadá hoje é uma cidade grande e precisa ser coberta, ele foi além “As pessoas não pensem que irá aumentar o recurso da câmara, por que não vai, pelo contrário o salário do vereador irá diminuir” disse Cleber Júnior.
Ele acredita que com o acréscimo de vereadores a população deverá ficar mais perto de seu representante. Cleber Júnior foi enfático quando disse que o número ideal de vereadores para o município será de 17 parlamentares.
Entenda a PEC dos Vereadores
A PEC dos Vereadores – Proposta de Emenda à Constituição PEC 336/2009, que fixa o limite máximo de Vereadores para a composição das Câmaras Municipais em limite proporcional à população dos municípios; e determina a redução nos gastos das Câmaras de Vereadores transformou-se na Emenda Constitucional – EC 58 e foi promulgada pelas duas Casas do Congresso Nacional em 22 de setembro de 2009.
De acordo com o texto da EC 58, o número de vereadores pode passar dos atuais 51.748 para até 59.791 e o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências constitucionais para financiamento da Câmara de Vereadores diminui em até 1,5%, de acordo com a população do município.
Em síntese, a PEC cria 24 faixas de composição das câmaras de vereadores, sendo que as cidades com até 15 mil habitantes terão nove cadeiras. O número cresce de acordo com o tamanho dos municípios, chegando ao máximo de 55 vagas para aqueles que tenham mais de 8 milhões de habitantes.
De acordo o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho, o número vereadores no Ceará deverá aumentar em até 441 vagas, saindo de 1.729 para 2.170 parlamentares.
Maiores informações:
Câmara Municipal de QuixadáTravessa Tiradentes, 515 – CentroTelefone: (88) 3412.2285

Nenhum comentário:

Postar um comentário