Leandro Silva

Leandro Silva

terça-feira, 26 de julho de 2011

INTERIOR - Municípios do Sertão Central são beneficados com ProJovem Campo

Uma comissão formada por jovens representantes dos movimentos sociais do campo foi recebida nesta segunda-feira, dia 25, no Palácio da Abolição, pelo coordenador estadual de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Estado, Ismênio Bezerra. No encontro, os representantes manifestaram interesse em acompanhar as discussões da pauta já em andamento pelas secretarias estaduais. Entre elas, a implantação do Projovem Campo, que só nos assentamentos do Estado está beneficiando mais de dois mil jovens.
O programa de elevação do grau de escolaridade dos jovens agricultores é uma ação do Governo Federal, executado em parceria com o Governo do Estado, por meio do Gabinete do Governador. De acordo com Ismênio, são atendidos jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. “ O Projovem do Campo está sendo implantado em 38 municípios. Nossa meta é proporcionar qualificação profissional com a implantação de Unidades Técnicas de Demonstração (UTDs) para organização agrícola familiar voltadas para os arcos ocupacionais e de acordo com a vocação do território”, explica. O coordenador estadual acrescenta que o Projovem foca a multiplicação de “saberes” e participação cidadã com a promoção de experiências de atuação agroecológica nas produções agrícolas familiares da comunidade.
Os assentamentos beneficiados com o Programa são nos municípios de : Banabuiú , Ibaretama , Quixeramobim , Quixadá , Madalena , Boa Viagem , Canindé , Itatira, Tamboril, Crateús, Ipaporanga, São Benedito , Itarema , Ubajara , Hidrolândia , Santana do Acaraú , Amontada , Itapipoca , Pentecoste , Paracuru , Tururu , Ocara , Aracati , Pindoretama , Chorozinho , Barreira, Salitre , Barbalha , Jardim , Brejo Santo , Mauriti , Jaguaribara , Jaguaretama , Acopiara , Icó e Mombaça .
Os jovens alunos são inseridos em arcos ocupacionais que envolvem as áreas de produção agrícola familiar abrangendo os setores de cultivo; sistema de criação; extrativismo, agroindústria e aquicultura. No ensino tradicional eles estudam as disciplinas de Língua Portuguesa Inglês , Ciências Humanas , Ciências da Natureza , Matemática e Qualificação Profissional.
Ainda durante a reunião, foram apresentadas pelos representantes dos jovens do campo algumas demandas. Entre elas, a oferta da internet nos assentamentos, demarcação de terras indígenas e inclusão de políticas voltadas para a pesca. Conforme Ismênio Bezerra toda a agenda de reivindicações será encaminhada para as secretarias e órgãos envolvidos.

FONTE:Monólitos POST

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