Leandro Silva

Leandro Silva

quarta-feira, 27 de julho de 2011

INTERIOR SERTÃO CENTRAL - Inspeção deve liberar abatedouro de Quixadá

Após ajustamento de exigências do MP, Semace e Adagri, matadouro poderá ser reaberto em Quixadá



Quixadá Após 70 dias de interdição, o matadouro público deste Município poderá voltar a funcionar. Nesta quinta-feira, uma equipe formada por representantes do Ministério Público (MP), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) deverá inspecionar as instalações do abatedouro. Após a vistoria, marchantes e açougueiros poderão voltar a contar com o abate de animais, principalmente, de bovinos, na própria cidade. O presidente do Departamento Municipal de Administração de Bens e Serviços Públicos (Demasp), Helano Ferreira Bezerra, está otimista. As exigências dos três órgãos foram atendidas.

A interdição do matadouro público, no dia 16 de maio passado, levou a Prefeitura de Quixadá a recorrer aos Municípios de Quixeramobim e Morada Nova, onde os abatedouros funcionam regularmente. Segundo o presidente do Demasp, a Prefeitura assumiu as despesas com o frete. Demorou um pouco para os comerciantes se adaptarem à mudança. Alguns elogiaram. A carne está chegando mais limpa. Outros passaram a reclamar do mau cheiro por conta da demora. São praticamente 100Km, entre ida e volta, do matadouro mais próximo. Mesmo assim, a maioria reconheceu a necessidade da interdição. Embora o matadouro de Quixadá tenha sido restaurado, Bezerra reconhece que a unidade ainda não está estruturada conforme o ideal.

Foram investidos mais de R$ 100 mil na reforma, todavia, um projeto para a construção de um novo abatedouro está sendo elaborado. Deverá estar construído até o fim do próximo ano, é a estimativa. Ele pretende dobrar a atenção à limpeza e sanidade do lugar. Apesar do abate ainda não ser aéreo, como determina a lei, haverá cuidado especial com a higienização enquanto o novo matadouro não começa a funcionar.

Na opinião da população, apesar dos transtornos causados no início, a decisão do embargo foi correta. A dona-de-casa, Maria Lúcia Ferreira, afirma ter percebido a diferença logo nos primeiros dias. "Uso o mesmo tempero, mas o sabor melhorou", comentou.

MAIS INFORMAÇÕES

Departamento Municipal de Administração Bens e Serviços Públicos - Terminal Rodoviário de Quixadá - Altos - Telefone: (88) 3414.4700

Nenhum comentário:

Postar um comentário