Leandro Silva

Leandro Silva

segunda-feira, 25 de julho de 2011

TCU identifica contratações irregulares de empresas

Durante auditoria realizada no ano passado no Comprasnet, sistema de compras dos órgãos do governo federal, o TCU (Tribunal de Contas da União) identificou várias irregularidades no sistema. Entre elas, empresas de parlamentares da última legislatura que foram contratadas pela administração pública, o que configura contratação ilegal, segundo o órgão.
De acordo com o relator do processo, ministro Valmir Campelo, foram fiscalizados 142,5 mil contratos que somam R$ 104,1 bilhões.
A auditoria informou que entre as várias irregularidades encontradas no sistema estão empresas com sócios em comum que disputam a mesma licitação, licitantes que disputam mesmo não cumprindo contratos, empresas inidôneas contratadas, empresas com sócios na comissão de licitação do órgão licitante e contratos assinados por valores acima do que foi licitado.
A principal irregularidade identificada pelo TCU foi a contratação de empresas de parlamentares pela administração pública. O órgão entende que a Constituição proíbe este tipo de contratação. Foi feito cruzamento de todos os contratos do sistema com a lista de empresas em que parlamentares fossem cotistas de mais de 50%.

Fonte:cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário